Segundo uma pesquisa da Morgan Stanley de 2021, empresas com pontuações mais altas em critérios ESG têm um desempenho financeiro superior, com uma probabilidade 46% maior de apresentar retornos acima da média de seus setores.
Ao impulsionar mudanças significativas em diversas comunidades e transformar a maneira como enfrentamos os desafios sociais, a inovação social vem sendo o motor de uma revolução silenciosa.
De acordo com a Stanford Social Innovation Review, a inovação social pode ser definida como “uma solução inovadora para um problema social que é mais eficaz, eficiente e sustentável ou justa do que outras soluções existentes e para qual o valor criado se reverte principalmente a sociedade como um todo, e não só aos indivíduos.”
Reunindo setores públicos, privado e sociedade civil para trabalhar em conjunto na busca por soluções sustentáveis, a inovação social faz da colaboração e da inclusão duas das suas principais armas. Ao estimular a criatividade e o empreendedorismo social, ela busca motivar indivíduos e organizações a encontrarem novas formas de resolver antigos problemas e impactar positivamente as comunidades em que eles atuam.
Aliando parcerias estratégicas a iniciativas ousadas, a inovação social vem de forma discreta, mas constante, provando que resultados significativos podem ser alcançados com recursos limitados. Projetos inovadores, como microcrédito, programas de capacitação profissional e modelos de negócios inclusivos, têm mostrado que mudanças profundas podem ser geradas mesmo quando a oferta de recursos é limitada.
As ações de inovação social são fortemente orientadas para a sustentabilidade, que é um dos pilares de um futuro mais justo e equitativo. Ao adotar práticas responsáveis e impacto social como métricas de sucesso, empresas e organizações passam a abraçar a cultura de valorização de um ambiente propício para ações positivas, no qual o lucro também é um importante insumo na busca pelo bem-estar da sociedade como um todo.
Desafios não faltam para que a inovação social ganhe o protagonismo que merece. Mas, ao fazer uma releitura dos caminhos possíveis para a construção de uma sociedade mais inclusiva, ela vai levando de forma gradativa – porém consistente – sua mensagem de que o problema de cada ser humano na face da terra é um problema de toda a humanidade, contrapondo à visão restrita do egoísmo a certeza de que um mundo melhor passa pelo engajamento de cada um de nós em sua construção.
Participe dessa revolução. Aproveite a expertise do LISSoftex em auxiliar empresas a alcançarem suas metas em ASG com efetivo impacto social. Clique aqui para saber mais.