A busca pela sustentabilidade, responsabilidade social e diminuição dos impactos climáticos têm ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Como se reinventar para alcançá-los é o grande desafio das empresas nos últimos anos.
O estabelecimento de remuneração variável mediante o cumprimento de metas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa (ESG) tem sido uma das estratégias encontradas para o incentivo destas práticas. O bônus motiva os colaboradores a alinhar suas ações com os valores corporativos e impulsiona uma cultura responsável e sustentável.
Abordagem antes vista apenas na realidade de empresas ligadas às questões ambientais, hoje possui adeptos de vários nichos, que buscam não só prosperar nos negócios, como também contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
O sucesso é mensurado por indicadores sociais e ambientais e as metas para bonificação podem explorar a transversalidade da ESG, adotando objetivos como descarbonização das operações, aumento da diversidade da equipe, transparência na governança e o apoio a iniciativas sociais.
Adotando essa prática, empresas fortalecem sua reputação, atraem talentos comprometidos com a responsabilidade corporativa e aumentam a resiliência diante das crescentes demandas por práticas éticas e sustentáveis.
Quer conhecer uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a alcançar as metas ESG?
Conheça o LISSoftex, o laboratório de inovação social da Softex, que nasceu com o propósito de unir um grupo seleto de empresas que compartilham a mesma paixão por gerar impacto e transformar nossa sociedade por meio de práticas de ESG.
Aproveite a chamada aberta e invista no programa Ela Empoder@ + Amazônia.
Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.